C.E. Sagrado Coração

  • Setor Terapêutico

Setor Terapêutico

Composto pelas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, tem como objetivo atender os casos que necessitam de intervenções terapêuticas, assim como dar apoio ao Setor Pedagógico, auxiliando no acompanhamento juntos aos educandos, orientações ao corpo docente e orientação familiar, visando atuação em equipe para que seja oferecido um desenvolvimento integral e harmonioso em todos os aspectos da vida.

Dentro deste setor são oferecidos os atendimentos clínicos, estudos de caso, avaliação multidisciplinar, triagem para ingresso na instituição, cursos e palestras.

PSICOLOGIA

* Área responsável pela triagem de novos alunos, atendimentos clínicos, orientação aos pais e professores, palestras nas áreas específicas e estudos de caso.

* Triagem - é realizada uma anamnese com os pais ou responsáveis, onde é conhecido o histórico do desenvolvimento da da criança, jovem ou adulto que busca inserção na escola ou atendimento clínico.

* Atendimentos clínicos - em psicoterapia/ ludoterapia tanto para as pessoas com deficiência intelectual, como também para pessoas que não tenham deficiência, mas que necessitem de atendimento psicológico.

* Orientação aos professores - oferecer apoio às dificuldades encontradas no processo educacional diante de comportamentos e limitações encontradas nos alunos, assim como pensar novas estratégias de abordagem dos problemas visando um ambiente educacional favorável e prazeroso tanto para os professores como para os alunos.

* Orientação familiar - sensibilizar as famílias para que se coloquem como parceiros no processo terapêutico e de aprendizagem, oferecendo condições para que os pacientes se desenvolvam num ambiente equilibrado e possam conquistar uma melhor qualidade de vida.

* Estudo de Caso - coordenação de estudo realizado com todos os profissinais que atendem ao aluno, tanto no Setor Pedagógico como do Setor Terapêutico, onde são avaliadas as conquistas, dificuldades, prospecção do aluno, assim como as intervenções que serão necessárias para o próximo período.

* GAP - Grupo de Apoio Profissional aos deficientes inseridos no mercado de trabalho, através de orientações, discusões sobre o dia a dia no trabalho e contato direto com os empregadores a fim de dar subsídeos e servir de ponte às empresas que empregam pessoas portadoras de necessidades especiais. (PNEs).

FONOAUDIOLOGIA

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo o estudo da comunicação humana, no que se refere ao desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças em relação aos aspectos envolvidos na fala, audição, linguagem, respiração, voz, leitura e escrita, motricidade orofacial e funções estomatognáticas (sucção, mastigação e deglutição).

Tendo isso como base fundamental, a atuação fonoaudiólogica  consiste na:

* Avaliação, diagnóstico fonoaudiológico e tratamento das alterações relacionadas a Comunicação Humana.

* Atuação com crianças que apresentam atraso no desenvolvimento global nos primeiros dias de vida.

* Intervenção nos problemas relacionados com distúrbios da fala e/ou linguagem e/ou audição em decorrência ou não de doenças neurológicas.

* Intervenção nas alterações de respiração, sucção, mastigação, deglutição, musculatura orofacial e voz.

* Atuação dos distúrbios de aprendizagem formal de leitura e da escrita.

* A utilização de recursos de comunicação suplementar e/ou alternativa nos casos de ausência de oralidade, entre outros.

FISIOTERAPIA

* No setor de fisioterapia é realizado primeiramente uma avaliação junto com o responsável pela criança onde verificamos todos os seus déficits motores, sensitivos e sensoriais, analisando cada um. Nesta avaliação detectamos fraqueza muscular; reflexos voluntários e involuntários, tônus e trofismo muscular, postura, marcha, AVD’s e AVP’s; Após a avaliação, inicia-se o tratamento.

* As sessões duram aproximadamente 30 minutos. Os procedimentos utilizados em cada sessão são feitos de acordo com a deficiência de cada paciente: 1 atendimento semanal.

* Os pacientes atendidos neste setor são diagnosticados, geralmente por comprometimentos neurológicos e ortopédicos.

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Realizada por uma equipe composta por profissionais de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia e/ou psicopedagogia. Tem como objetivo avaliar as necessidades e potencialidades do indivíduo e a partir daí redigir um relatório com essas observações e indicações ou encaminhamentos devidos.

PALESTRAS E CURSOS

 São oferecidos a profissionais da área de educação ou da saúde, além de pais e familiares e tem como objetivo fornecer elementos para um maior conhecimento das patologias e atuações possíveis dentro de cada área.

 

 

 

Álbum de fotos